Diretrizes para Autores
INSTRUÇÕES AOS AUTORES
Missão
A ECOS – Estudos Contemporâneos da Subjetividade é uma revista de psicologia que tem como objetivo a divulgação e discussão acadêmica e cientifica de textos originais sobre as implicações temáticas traçadas entre a contemporaneidade e problemática da subjetividade.
Política Editorial
A ECOS – Estudos Contemporâneos da Subjetividade possui periodicidade semestral e adota a normalização padronizada para apresentação de artigos em publicações periódicas científicas. Destina-se à publicação de trabalhos inéditos de autores nacionais e internacionais, em português, espanhol, inglês e francês nas seguintes seções: 1. Relato de pesquisa (máximo de 20 laudas); 2. Estudo teórico (máximo de 20 laudas); 3. Relato de experiência profissional (máximo 14 laudas); 4. Resenha (máximo 10 laudas); 5. Debate (máximo 12 laudas); 6. Entrevista (máximo 20 laudas).
Aceitamos textos originais em português, espanhol, francês e inglês. No entanto, para autores brasileiros está vedada a submissão de trabalhos escritos em língua estrangeira.
Em casos especiais, serão aceitos textos que já tenham sido publicados em periódicos estrangeiros, sujeitos à mesma avaliação de originais inéditos. Entretanto, nesses casos, o autor deverá apresentar autorização, com assinatura do editor da revista em que o texto tenha sido originalmente publicado, anexada de modo on line, pelo sistema de editoração da Revista.
Procedimentos para submissão e avaliação do manuscrito
Os autores devem submeter seus trabalhos no site da revista ECOS – Estudos Contemporâneos da Subjetividade:
http://www.uff.br/periodicoshumanas/index.php/Ecos/index
Para enviar suas contribuições à revista o autor é convidado a conferir a seção Sobre a Revista e ler as políticas de seção, bem como as Diretrizes para Autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.
Os textos recebidos serão inicialmente apreciados pelo Conselho Editorial. Se estiverem de acordo com as normas para publicação e forem considerados como potencialmente publicáveis pela ECOS – Estudos Contemporâneos da Subjetividade, serão encaminhados aos membros do Conselho Científico ad hoc para emissão de parecer.
Os pareceres dos consultores comportam três possibilidades: a) aceitação integral; b) aceitação com reformulações; c) recusa integral. Os autores serão notificados em qualquer um desses casos.
Caso o resultado do parecer seja aceitação com reformulações, o texto será devolvido ao autor, que deve realizar todas as alterações no período indicado pela equipe editorial e devolvê-lo pelo sistema SEER.
O processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando a identidade dos autores e consultores.
A decisão final sobre a publicação, ou não, do texto é sempre do Conselho Editorial.
Todo o processo de editoração pode ser acompanhado pelos autores, pelo sistema SEER:
ECOS – Estudos Contemporâneos da Subjetividade
http://www.uff.br/periodicoshumanas/index.php/Ecos/index
Apresentação de originais
Os textos originais deverão ser submetidos eletronicamente pelo sistema SEER http://www.uff.br/periodicoshumanas/index.php/Ecos/index, do seguinte modo:
1) em editor de texto Word for Windows 6.0 ou posterior, com:
a. em espaço 1,5 (em todas as partes do manuscrito),
b. fonte Times New Roman, tamanho 12,
c. não excedendo o número de páginas apropriado à categoria em que o trabalho se insere.
d. página A4,
e. margens 3cm de margens,
f. folhas numeradas.
2) com o total dos arquivos encaminhados eletronicamente não ultrapassando 2MB, e sem qualquer tipo de identificação no arquivo do estudo, nem mesmo nas propriedades do Word, para garantir a avaliação blind review.
Organização para apresentação dos trabalhos
Os textos devem ser apresentados de acordo com a seguinte ordem:
l) Folha de rosto despersonalizada (contendo título completo em português e inglês — até 10 palavras —, bem como a sugestão de título abreviado nessas duas línguas (até 4 palavras).
2) Folha contendo Resumo (100-150 palavras) e três Palavras-chave, separadas por virgula. Deve ser apresentada uma página por língua: em português ou língua original do trabalho e inglês.
3) Anexos e/ou Apêndices, quando forem imprescindíveis aos texto.
4) Folha contendo títulos de todas as figuras, numeradas conforme indicado no texto (serão aceitos até cinco figuras, tabelas ou gráficos).
5) Corpo do texto, constando introdução, método, resultados e discussão, e considerações finais/conclusão — não é obrigatório utilizar essas nomenclaturas como itens.
6) Referências com até 30 (trinta) itens, incluindo neste total até 20% de citações referentes aos próprios autores.
Citações e notas
1) As citações literais, sejam de artigo, depoimento ou entrevista, com menos de 3 linhas devem ser digitadas normalmente no texto, entre aspas.
2) Citações com mais de 3 linhas devem ser colocadas em corpo menor (10) e com recuo de 4 cm, sem aspas.
3) Evite mais de 3 citações recuadas em uma única página.
4) No caso de textos sem versões publicadas em português, escrever a tradução no corpo do texto e transcrever o original em nota de rodapé.
5) As citações serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, de acordo com a NBR 10520:2002. Exemplo: (FERREIRA, 2002, p. 96).
6) A citação direta deve ser exata, mesmo se houver erros no texto original. Se isso acontecer e correr o risco de confundir o leitor, acrescente a palavra [sic], sublinhado e entre colchetes, logo após o erro.
7) A omissão de parte do texto de uma fonte original deve ser indicada por reticências entre colchetes [...].
8) A inserção de material, tais como comentários ou observações dentro da citação, deve ser feita entre colchetes.
9) A ênfase numa ou mais palavras deve ser feita com fonte sublinhada, seguida de [grifo(s) nosso(s)].
10) O intervalo de páginas deve ser anotado da seguinte forma: 3-9, 47-9, 173-8
11) Não utilizar termos como idem, ibidem, op. cit.
12) As notas com comentários e observações, se imprescindíveis, deverão ser colocadas ao pé das páginas, com a ferramenta Word adequada.
Referências bibliográficas
As referências bibliográficas devem ser apresentadas no final do texto, obedecendo à norma NBR 6023: 2002. Abaixo vão especificados modelos de referências bibliográficas segundo o tipo de publicação:
1) Livros:
a) Considerando o livro todo:
SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Cidade de publicação: Editora, ano de publicação.
Por exemplo:
CSIKSZENTMIHALYI, M. Flow: The psychology of optimal experience. New York: HarperCollins, 1991.
b) Considerando parte de um livro do mesmo autor:
SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: ____. Título do livro em negrito. Cidade de publicação: Editora, ano de publicação, p. __-__.
Por exemplo:
DELEUZE, G. Le plus grand film irlandais (”Film” de Beckett). In: ____. Critique et clinique. Paris: Minuit, 1993, p. 35-37.
c) Considerando parte de um livro de obra coletiva:
SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In SOBRENOME, Nome. (org). Título do livro em negrito. Cidade de publicação: Editora, ano de publicação, p.__-__.
Por exemplo:
DONALDSON, S.I. What works, if anything, in applied positive psychology. In: DONALDSON, S.I.; CSIKSZENTMIHALYI, M.; NAKAMURA, J. (orgs.). Applied Positive Psychology: Improving Everyday Life, Health, Schools, Work, and Society. London: Routledge Academic, 2011, p. 131-137.
d) Considerando um livro de dois autores:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Cidade de publicação: Editora, ano de publicação.
Por exemplo:
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. L'Anti-Œdipe. Capitalisme et schizophrénie I. Paris: Minuit, 1972.
e) Considerando um livro de três ou mais autores:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Cidade de publicação: Editora, ano de publicação.
Por exemplo:
MACÊDO, K. B.; JUNQUEIRA, M. F.; CARNEIRO, D. M.; MIRANDA, J. I. C.; PEREIRA, M. A. D.; MACEDO, S. B. Será que essa tristeza é depressão. Goiânia: Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2010.
f) Considerando um livro antigo:
SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito (ano da primeira edição). Cidade de publicação: Editora, ano de publicação.
Por exemplo:
JAMES, W. The Principles of Psychology (1890). Cambridge, MA: Harvard University Press, 1981.
g) Considerando a obra freudiana.
FREUD, S. Título do trabalho (ano de publicação original). In: ____. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Cidade de publicação: Editora, ano de publicação, v. _, p. __-__.
Por exemplo:
FREUD, S. Moral Sexual Civilizada e Doença Nervosa Moderna (1908). In: ______. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v. IX, p. 187-212.
2) Teses:
SOBRENOME, Nome. Título da publicação em negrito. Ano de defesa, número de páginas. Dissertação (Mestre em _____)__Nome do programa de Pós-Graduação, nome da Universidade, Cidade: ano de publicação.
.Por exemplo:
MORI, M. M. Aposentadoria e trabalho: investigações sobre a (re)inserção do idoso no mercado de trabalho. 2006, 110f. Dissertação (Mestre em Gerontologia)__Programas de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia, Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo: 2006.
3) Referência a artigos de periódicos:
SOBRENOME, Nome. Nome do Artigo. Título do periódico em negrito, Cidade de publicação, v. __, n.__ , p. __-__, ano.
Por exemplo:
CASTELLO-BRANCO, P. S. A visualidade háptica da televisão contemporânea. Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v.32, n.2, p. 15-37, 2009.
Revisão final
Antes de publicar os originais, o Editor enviará uma prova em pdf para a última leitura
dos autores. Esta leitura deverá ser feita em três dias úteis e devolvida à Revista. Caso
os autores não devolvam indicando correções, o texto será publicado conforme a prova.