A profissão de bombeiro militar: sofrimento e prazer, riscos e proteção

Karine Trarbach de Oliveira Breda, Thiago Drumond Moraes

Resumo


Pesquisas indicam que há adoecimento entre bombeiros militares brasileiros. As características das atividades exercidas surgem como fator de adoecimento em alguns estudos, e o contexto de trabalho também tem se mostrado como fator fundamental na dinâmica sujeito-trabalho-saúde. Contudo, poucos trabalhos se propõem a investigar a apreensão do bombeiro militar sobre o que lhe adoece. Esta pesquisa visou apreender a percepção dos bombeiros militares capixabas acerca das relações entre sua saúde e seu trabalho e, vislumbrar estratégias utilizadas por eles para lidar com os constrangimentos e especificidades da profissão. Para isso, aplicou-se uma entrevista semiestruturada, com posterior análise estatística e lexicográfica do conteúdo. Verificou-se que os bombeiros militares capixabas apreciam sua atividade, embora reconheçam as adversidades do contexto de trabalho. O reconhecimento da população e a consonância da missão militar com valores pessoais aparecem como estratégias para evitar o adoecimento.


Palavras-chave


saúde do trabalhador, psicodinâmica do trabalho, bombeiro militar

Texto completo:

PDF

Referências


ALDERSON, M. A psicodinâmica do trabalho: objeto, considerações epistemológicas, conceitos e premissas teóricas. Santé mentale au Québec, 29 (1), 243–260. Disponível em . 2004. Acesso em 22 mar 2019.

BUENO, M.; MACÊDO, K. B. A. Clínica psicodinâmica do trabalho: de Dejours às pesquisas brasileiras. ECOS, v. 2, n. 2. Disponível em: . 2012. Acesso em 08 maio 2018.

DEJOURS, C. Addendum: Da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. In: LACMAN, S.; SZNELWAR, L. (Org.). Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. Brasília: Paralelo 15; Rio de Janeiro: Fiocruz p. 57-123. 2011.

DEJOURS, C. A Loucura do Trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 6. ed. São Paulo: Cortez-Obore, 2015.

DEJOURS, C. A metodologia em psicopatologia do trabalho. In: Lancman, S., Sznelwar, L.. Christophe Dejours: da psicopatologia à Psicodinâmica do Trabalho. Rio de Janeiro: Fiocruz Brasília: Paralelo 15, p. 105-126. 2004.

EXÉRCITO BRASILEIRO. Valores militares. Disponível em: http://www.eb.mil.br/valores-militares. Acesso em 23 mar 2019.

FACAS, E. P. Protocolo de avaliação dos riscos psicossociais no trabalho – contribuições da psicodinâmica do trabalho. Tese de Doutorado, Programa de Pos- Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília – DF. 2013.

IBOPE INTELIGÊNCIA. Índice de Confiança Social 2018. Disponível em: . Acesso em 20 abr 2019.

LEI COMPLEMENTAR N.911 de 26 de abril de 2019. Dispõe sobre a promoção das Praças e dos Oficiais dos quadros de Oficiais de Administração da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo – PMES e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo – CBMES. 2019.

MATA, N. T., PIRES, L. A. A., BONFATTI, R. J. Bombeiros militares: um olhar sobre a saúde e violência relacionados com o trabalho. Revista Saúde Debate, 41, (112), 133-141. 2017.

MENDES, A. M., VIEIRA, F. O. Diálogos entre a psicodinâmica e clínica do trabalho e os estudos sobre coletivos de trabalho e práticas organizacionais. Farol: revista de estudos organizacionais e sociedade. Núcleo de estudos organizacionais e sociedade: FACE/UFMG, Belo Horizonte, (1): 144-189. 2014.

NATIVIDADE, M. R. Vidas em risco: a identidade profissional dos bombeiros militares. Revista Psicologia & Sociedade; 21 (3): 411-420. 2009.

SOUZA, K. M. O., AZEVEDO, C. S., OLIVEIRA, S. S. A dinâmica do reconhecimento: estratégias dos Bombeiros Militares do Estado Rio de Janeiro. Revista Saúde Debate, 41 (n. especial), 130-139. 2017.