Uma experiência de restituição de resultados em saúde do trabalhador

Joseane Pessanha, Claudia Osorio da Silva, Lúcia Rotenberg

Resumo


Apresentamos uma experiência de Encontros de Discussão de Resultados de pesquisa em saúde do trabalhador de enfermagem, realizados em hospital público no RJ. Trata-se de questão metodológica e ética: como restituir resultados de pesquisa epidemiológica aos sujeitos, de modo que se apropriem desses. A Análise Institucional francesa e o Dispositivo Dinâmico de Três Polos contri-buíram para a construção e execução da proposta. Nos Encontros, disponi-bilizaram-se resultados da pesquisa para propiciar o diálogo entre os saberes dos trabalhadores e dos pesquisadores, buscando ampliar o conhecimento e poder dos trabalhadores para melhorar suas condições de saúde e trabalho. Observou-se que resultados epidemiológicos podem se configurar como objeto de discussão sobre as relações trabalho-saúde. Mas, ainda é preciso avançar no diálogo entre saberes, visto que este nem sempre ocorreu e não se teve indicações claras de ampliação do poder de ação dos trabalhadores.


Palavras-chave


Saúde do Trabalhador, Restituição de Resultados, Comunidade Ampliada de Pesquisa.

Texto completo:

PDF

Referências


BRITO, J. Saúde do trabalhador: reflexões a partir da abordagem ergológica. In: FIGUEIREDO, M. (Org.). Labirintos do Trabalho: interrogações e olhares sobre o trabalho vivo. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, p. 91-114.

BRITO, J.; ATHAYDE, M . Trabalho, educação e saúde: o ponto de vista enigmático da atividade. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n.2, p. 239-265, 2003.

CLOT, Y. Trabalho e poder de agir. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

LACAZ, F.A.C.; SANTOS, A.P.L. Saúde do Trabalhador, hoje: re-visitando atores sociais. Revista Médica de Minas Gerais, RMMG, Minas Gerais, v.20, n.2, p. 5-11, abr-jun 2010.

LOURAU, R. René Lourau na UERJ: Análise Institucional e Práticas de Pesquisa. Rio de Janeiro: UERJ, 1993.

MINAYO-GOMEZ, C.; LACAZ, F.A.C. Saúde do Trabalhador: novas-velhas questões. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.10, n.4, p.797-807, 2005.

ODDONE, I. Ambiente de Trabalho: a luta dos trabalhadores pela saúde. São Paulo: Hucitec, 1986.

PESSANHA, J. A restituição dos resultados de pesquisa: em busca do diálogo entre pesquisadores e trabalhadores de enfermagem. 2009, 185p. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.

RAMMINGER, T. Objeto de estudo ou matéria estrangeira?: Contribuições da análise filosófica de Yves Schwartz para os estudos sobre o trabalho. Cadernos de Psicol. Social do Trabalho [online], São Paulo, v.14, n.1, p. 1-12, 2011.

ROCHA, M. L.; AGUIAR, K. F. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, v.23, n.4, p.64-73, 2003.

SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho e Ergologia: conversas sobre a atividade humana. Niterói: Eduff, 2007.

SCHWARTZ, Y. A comunidade científica ampliada e o regime de produção de saberes. Trabalho & Educação, Minas Gerais, v.7, p. 38-46, 2000.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1998.

VIDAL, MCR. Validação e Restituição. In: VIDAL, MCR. Guia para Análise Ergonômica do Trabalho (AET) na empresa. Rio de Janeiro: Editora Virtual Científica, 2003, p.253-73.