Educação Tecnológica, Saúde e Trabalho: Notas teóricas a partir de Gramsci

Alexandre de Carvalho Castro, Luís Henrique da Costa Leão

Resumo


Este artigo faz uma análise teórica de propostas de Gramsci para a Educação, relacionando-as com a educação técnica desenvolvida no Brasil, considerando as questões relativas à interface saúde e trabalho. Trata-se de um ensaio teórico sobre as proposições desse pensador italiano em sua análise crítica da realidade social e seu envolvimento na luta dos trabalhadores por melhores condições de vida e saúde. É abordada a sua influência no movimento operário italiano e na emergência da saúde do trabalhador no Brasil, no interior do campo da Saúde Coletiva. São expostos também conceitos Gramscianos, como a importância da contradição para a análise dialética da realidade, seus pressupostos filosóficos, particularmente sua noção de Filosofia da Práxis, a ideia de intelectual orgâ-  nico e da produção social do conhecimento dentro da perspectiva de guerra de posição. Ressalta-se a relevância desses conceitos para uma educação tecnológica voltada para a transformação da realidade da classe trabalhadora.


Palavras-chave


Educação Tecnológica; Saúde do Trabalhador; Saúde Coletiva

Texto completo:

PDF

Referências


ALONSO, A. C (Org.). La salud no se vende ni se delega, se defende. El modelo obrero. Madrid: Fundación Sindical de Estudios y Comisiones Obreras de Madrid. Ediciones GPS, 2007.

BOBBIO, N. O conceito de sociedade civil. Rio de Janeiro: Grall, 1982.

CARNOY, M. Educação, Economia e Estado - Base e Superestrutura, relações e mediações. São Paulo: Cortez & Autores Associados, 1990.

COREICHA, L. S. Gramsci, Trabalho e Educação. In: Seminário Internacional Gramsci e os Movimentos Populares, 2010, Niterói. Anais do Seminário Internacional Gramsci e os Movimentos Populares. Niterói: Nufipe-UFF, 2010. p. 1-8.

CURY, C. R. J. Educação e Contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez, 1985.

GRAMSCI, A. Concepção Dialética da História. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1966.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Vol. 2, 1971.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a formação da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

KONDER, L. As idéias socialistas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Moderna, 1995.

KUENZER, A. Z. A questão do ensino médio no Brasil: A difícil superação da dualidade estrutural. In: MACHADO, L. R. S.; NEVES, M. A.; PINTO, A. M. R. Trabalho e Educação. Campinas: Papirus, Cedes; São Paulo: Ande, Anped,1992. p. 113-128.

LÖWY, M. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen. 5 ed. São Paulo: Cortez, 1996.

MACHADO, L. R. S. Politecnia, Escola Unitária e Trabalho. São Paulo: Cortez & Autores Associados, 1989.

MONTAGNER, M. A. Sociologia médica, sociologia da saúde ou medicina social? Um escorço comparativo entre França e Brasil. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 193-210, 2008.

NOSELLA, P. Compromisso político e competência técnica: 20 anos depois. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 90, p. 223-238, 2005.

OLIVEIRA, J. A. M. A ausência de ações politécnicas no ensino ministrado na ETFSE. Revista Principia, João Pessoa/PB, v. 01, n.02, p. 99-101, 1996.

PAIM, A. História das idéias filosóficas no Brasil. São Paulo: Editora Convívio, 1984.

PAIVA, M. J.; VASCONCELLOS, L.C.F. Modelo operário italiano – o surgimento do campo da saúde do trabalhador -. In: VASCONCELLOS, L.C.F. e OLIVEIRA, M. H. B. (Org.). Saúde, Trabalho e Direito: Uma trajetória crítica e a crítica de uma trajetória. Rio de Janeiro: Editora Cândido Mendes, 2011, p. 357-400.

PILETTI, C.; PILETTI, N. Filosofia e História da Educação. Rio de Janeiro: Ática, 1985.

PORTELLI, H. Gramsci e a Questão Religiosa. São Paulo: Paulinas, 1984.

RODRIGUES, J. S.; REIS, R. R. Nós os educadores que amávamos tanto a revolução. Origens, desenvolvimento e crise do GT Trabalho e Educação. Revista HISTEDBR, Campinas, On-line, v. 1, p. 170-191, 2011.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34. p. 152-165, 2007.

SAVIANI, D. Modo de produção e a pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 1, n. 1, p. 110-116, 2009.

SOUZA, D. B. A superação do determinismo econômico nas análises sobre as inovações: Possíveis contribuições do aporte Gramsciano. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 12-19, 1997.

VILELA, R.A.G. Desafios da vigilância e da prevenção de acidentes do trabalho: a experiência do programa de saúde do trabalhador de Piracicaba. Construindo prevenção e desvelando a impunidade. 2002, 386f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas: 2002.