Constituição de "sentidos" e "subjetividades": aproximações entre Vygostky e Bakhtin

João Paulo Pereira Barros

Resumo


Este artigo objetiva discutir os processos de constituição de sentidos a partir de aproximações entre as perspectivas de Vygotsky e Bakhtin, bem como de que forma tais aproximações permitem a compreensão dos processos da constituição de subjetividade. Para isso, apresenta-se a tese de que o “sentido” é um acontecimento semântico particular constituído dialogicamente nas relações sociais, nas quais uma gama de signos é posta em jogo, permitindo a emergência de processos de singularização em uma trama histórica e cultural. Sobre a constituição da subjetividade, por meio da problematização da dicotomia individual-social fomentada por esses autores, sustenta-se a concepção de que o sujeito é uma forma de sociabilidade qualitativamente diferenciada. Salientam-se, por fim, que essas interlocuções são um caminho promissor para que a subjetividade seja concebida como um processo polissêmico e polifônico.

 


Palavras-chave


Linguagem; sentidos; subjetividade

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo, SP: HUCITEC, 2002.

______. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BARROS, J.P.P.; PAULA, L.R.C.; PASCUAL, J.G; COLAÇO, V.F.R; XIMENES, V.M. O conceito de “sentido” em Vygotsky: considerações epistemológicas e suas implicações para a investigação psicológica. Psicologia e Sociedade, Porto Alegre, n.21, v.2, p. 174-181, 2009.

BRAIT, B. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.

CHAUÍ, M. S. Um convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1997.

COLAÇO, V. F. R. Interações em sala de aula: um estudo da atividade discursiva de crianças em séries iniciais. 2001, 288f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

DELARI JUNIOR, A. Consciência e Linguagem em Vygotsky: Aproximações ao Debate sobre a Subjetividade. 2000, 201f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

FIGUEIREDO, L. C. M. Matrizes do conhecimento psicológico. Petrópolis: Vozes, 1991.

FREITAS, M.T.A. Vygotsky e Bakhtin. Psicologia e Educação: um intertexto. São Paulo: Ática, 1996.

GOES, M. C. R; CRUZ, M.N. Sentido, significado e conceito: notas sobre as contribuições de Lev Vygotsky. Pro-Posições, São Paulo, v. 17, 31-45, 2006.

GONÇALVES, M.G.M. A psicologia como ciência do sujeito e da subjetividade: a historicidade como noção básica. In: BOCK, A. M. B. (org.) Psicologia sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2001, p. 37-52.

GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

JOBIM E SOUZA, S. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas: Papirus, 1994.

MOLON, S. I. Subjetividade e Constituição do Sujeito em Vygotsky. Petrópolis: Vozes, 2003.

MORATO, E. M. Vygotsky e a perspectiva enunciativa da relação entre linguagem, cognição e mundo social. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 71, p. 149 – 165, 2000.

PINO, A. O conceito de mediação semiótica em Vygotsky e seu papel na explicação do psiquismo humano. Cadernos CEDES, Campinas, n.24, v.1, p. 32-43, 1991.

REY, F. L. G. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Thomson, 2003.

______. O valor heurístico da subjetividade na investigação psicológica. In: ______. Subjetividade, complexidade e pesquisa em psicologia. São Paulo: Thompson, 2005. p. 27-52.

SIRGADO, A. P. O social e o cultural na obra de Vygotsky. Educação & Sociedade, Campinas, n. 21, v. 71, p. 45-78, 2000.

SMOLKA, A. L. B. Sobre significação e sentido: uma contribuição à proposta de rede de significações. In: ROSSETTI-FERREIRA, M. C.; AMORIM, K. S; SILVA, A. P. S & CARVALHO, A. M. A. (orgs.). Rede de Significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004, p. 35-49.

SMOLKA, A. L. B; LAPLANE, A.L.F. Processos de Cultura e Internalização. Revista Viver-mente e cérebro (Coleção Memória da pedagogia – VYGOTSKY). São Paulo, Duetto Editora, n.2, p. 77-83, 2005.

VYGOTSKY, L. S. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

______. Obras Escogidas, Tomo III [1931]. Madrid: Visor, 1995.

______. O significado histórico da crise da psicologia [1927]. In: ______. Teoria e Método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 257-407.

______. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______. Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, São Paulo, n. 21, v. 71, p. 23-44, 2000.

______. A construção do Pensamento e da Linguagem [1934]. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, L.S.; LURIA, A.R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artmed, 1996.

______. El Instrumento y el signo em el desarrollo del nino. Madrid: Fundación Infancia y aprendizaje, 2007.