Oficinas de produção de fotografias: corpos dissidentes e a força da perspectiva
Resumo
Esse artigo é parte da tese de doutorado “Corpo-palavra: movimentos de desinstitucionalização na produção de conhecimentos acadêmicos por mulheres dissidentes”. A tese produziu-se através de três recursos: entrevistas on-line com mulheres que participavam de diferentes militâncias feministas; oficinas de escrita, produzindo narrativas sobre a definição e o reconhecimento de si como mulher e, por fim, oficinas de produção de fotografias, que teve a corporalidade como elemento disparador e articulador da noção de corpos dissidentes. Este artigo discute as oficinas de produção de fotografias, realizadas com mulheres, a partir da perspectiva do corpo dissidente e através da crítica aos processos de colonização dos corpos e do conhecimento. As imagens produzidas nesta oficina foram entrelaçadas com comentários advindos de seu compartilhamento, indicando sobre afetos, sensibilidades e potências que produzem corpos dissidentes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/La Fronteira: La nueva mestiza. Trad. de Carmen Valle Simón, Madrid: Capitán Swing, 2016.
COLLINS, Patricia Hills. Pensamento Feminista Negro: Conhecimento, Consicência e a política do empoderamento. São Paulo: Boitempo, 2019.
CUSICANQUI, Silvia R. Sociología de la Imagen: miradas ch'ixi desde la historia
andina. Buenos Aires: Tinta Limón, 2015 ___________________. Ch’ixinakax utxiwa. Una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Buenos Aires: Tinta Limón, 2010.
HEINZE, Rossana B. Transversalizando práticas: trabalhando em uma assessoria
jurídica universitária em direitos sexuais e de gênero. Disponível em: https://
lume.ufrgs.br/handle/10183/130521. Acessado em junho de 2022.
TITTONI, Jaqueline. Psicologia e Fotografia. Porto Alegre : Ed. Dom Quixote, 2017.
VIEIRA, Helena. Feminismo Decolonial e Queer of colors. Realização Outro Grupo
de Teatro/ UFC. Curso on-line, 2021.
VIVIANI, Maria Cristina Simões; NORONHA, Danielle Parfentief. Práticas decoloniais: a representação dos corpos pelo olhar de Naira Jinknss. Dossiê Fotografia, crises e contemporaneidade: olhares sobre existências. Esferas, ano 1, vol 3, n 22, 2021.