Prática de Ensino na Comunidade: entrelaços de construções teóricas e atividades de território na formação em saúde

Janaína Rodrigues Geraldini, Valdemar Silva Almeida, José Jailson Santos Rodrigues, Isabella Christina Beuthner Araujo

Resumo


O presente artigo enuncia modos de se trabalhar com o processo de ensino-aprendizagem, na Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Antônio Garcia Filho, durante o primeiro ano dos cursos de graduação das ciências da saúde, na atividade curricular Prática de Ensino na Comunidade (PEC), ofertada pelo Departamento de Educação em Saúde, no município de Lagarto/SE. Refere-se à perspectiva metodológica ativa, Metodologia da Problematização, que entrelaça construções teóricas e atividades de território, no intuito de imersão coletiva na formação e em processos de trabalho, por meio da inserção de discentes em atividades de campo na rede da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Experiências práticas e conceitos teóricos são alinhados, no sentido de práxis, ao compartilhar e discutir movimentos de turmas de PEC, na esteira da educação problematizadora, de princípios e diretrizes do SUS e de afirmação de direitos sociais.


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