Atuação multidisciplinar em saúde na escola Waldorf: a percepção dos professores

Marina Couto, Patricia Kozuchovski Daré

Resumo


O presente estudo buscou conhecer a percepção dos professores sobre a
atuação dos profissionais de saúde na escola Waldorf, a fim de investigar a
aproximação prática da noção em saúde e atuação dessas equipes.
Participaram da pesquisa sete professores, de três escolas Waldorf no
estado de São Paulo, que contavam com profissionais de saúde. Foram
realizadas entrevistas semiestruturadas, gravadas e posteriormente
transcritas e analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo temática.
Os resultados foram separados nas seguintes categorias: Segurança na
escola: uma estratégia de saúde pública; O inter-relacionamento entre saúde
e educação; Uma parceria que fomenta inclusão social e; Inclusão dentro da
Escola Waldorf. Concluiu-se que a presença dos profissionais de saúde é
reconhecida com grande valia pelos professores, com desdobramentos
positivos para a comunidade educativa, ou seja, professores e alunos,
resultando também na inclusão social. Novos estudos são incentivados para
maior compreensão do tema.


Palavras-chave


Saúde Escolar; Educação Waldorf; Promoção de Saúde.

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