Comunicação e Cibercultura: Ações mágicas
Resumo
É historicamente comprovada a necessidade que o ser humano tem de solicitar a intervenção do sagrado para resolver problemas. Para isto inúmeras práticas são realizadas presencialmente, com objetos, que são signos de oferta em troca da graça/pedido a ser alcançada. Nesse contexto de cibercultura as mídias digitais online, os meios de comunicação eletrônica interativa oferecem essa possibilidade no virtual e se alimentam de atributos divinos como a onipotência, a onisciência e a onipresença, dando novos contornos a eles. O objetivo deste estudo é de verificar em que medida práticas e rituais religiosos migram da presencialidade/corporeidade para a virtualidade, ou seja, como se dá na Cibercultura, a interação comunicacional fiel-sagrado. Velórios, macumba online e prática de acender velas são alguns exemplos dessa migração. Desses processos comunicativos interessa saber como se dá a interação e a interatividade. A metodologia é de abordagem qualitativa, utilizando-se a netnografia.
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PDFReferências
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