Reinserção comunitária de jovens
Resumo
A investigação consistiu no estudo da reinserção comunitária de alunos do ProJovem Urbano a partir do mapeamento psicossocial participativo e das trilhas urbanas, com base na Psicologia Comunitária e Psicologia Ambiental. O estudo contextualizou o ProJovem Urbano da Escola Papa João XXIII, com a amostra de 20 alunos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa qualitativa e o método dialógico vivencial. Na análise dos dados abordamos: 1) ProJovem Urbano: percepção dos participantes; 2) Metodologias Participativas: problematização da realidade dos jovens. A relação entre as metodologias promoveu o conhecimento das especificidades, distinções e possibilidades de atuação do psicólogo, que foi possível compreender a proposta do Programa a partir dos jovens. Estas são fundamentais para a problematização da comunidade, gerando o aprofundamento da consciência dos participantes e o compromisso social do psicólogo. Concluímos ressaltando a vinculação dos jovens com a sua comunidade pela promoção de atividades que permitam a reinserção comunitária.
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PDFReferências
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