A histeria e o cinema: mitos e verdades

Gustavo Coura Guimaraes, Cassio Eduardo Soares Miranda

Resumo


Este artigo trata da relação entre a história do cinema e da histeria. Ao longo do texto, são abordados aspectos concernentes à evolução de ambos os domínios, propondo-se um cruzamento sobre a maneira segundo a qual esses dois fenômenos impactaram o meio social a partir da segunda metade do século XIX. A partir daí, estudamos a forma com que as imagens se comunicam, produzindo ressonâncias umas sobre as outras e rompendo fronteiras temporais. O corpus onde esse processo de recriação imagética é observado é composto pelo documentário Os Mestres Loucos (1955), de Jean Rouch, bem como pelas imagens registradas pelo serviço fotográfico da Salpêtrière, em Paris, no final do século XIX, catalogadas na obra de Georges Didi-Huberman Invention de l’Hystérie (2012).

 


Palavras-chave


histeria; imagens; recriação; representação;

Texto completo:

PDF

Referências


AUGÉ, M.; DIDI-HUBERMAN, G.; ECO, H. L’expérience des images. Coord. Frédéric Lambert. Paris : INA Éditions, 2011.

AUMONT, J. A imagem. Campinas: Papirus Editora, 1993.

BALÁZC, B. L’Homme Visible et l’Esprit du Cinéma. Paris : Les Éditions Circé, 2010.

BADIOU, A. Para uma nova teoria do sujeito. São Paulo: Relume-Dumará, 1994

BAZIN, A. Qu’est-ce que le cinéma ? Paris : Les Éditions du Cerf, 1993.

CONVENTS, G. L'Afrique ? Quel cinéma ! Un siècle de propagande coloniale et de films africains. Anvers : Éditions EPO, 2003.

DIDI-HUBERMAN, G. Invention de l’hystérie. Paris : Éditions Macula, 2012.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FREUD, S. Moral Sexual Civilizada e Doença Nervosa Moderna (1908). In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v. IX, p. 187-212.

FREUD, S. Esboços para a comunicacao preliminar (1889). In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v.1, p. 189-196.

LACAN, J. O seminário, livro 7: A ética da psicanálise (1959- 1960). Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

QUINET, A. Um olhar a mais: ver e ser visto na psicanálise. Rio de Janeiro : Zahar, 2004.

SCHEINFEIGEL, M. Jean Rouch. Paris : CNRS Éditions, 2008.

WOLFF, F. Por trás do espetáculo: o poder das imagens. In: NOVAES, A. (Org.). Muito além do espetáculo. São Paulo: Editora Senac, 2005. p. 16-45.

Filmografia

METROPOLIS. Direção de Fritz Lang, Prod. Erich Pommer UFA (Universum-Film AG), 1927. (145 min): 35 mm, preto e branco. Mudo.

OS MESTRES LOUCOS. Direção de Jean Roch, Prod. Pierre Brauderger e Films de la Pleïade, 1955. (36 min) : 16 mm, color. Legendado. Port.

TEMPOS MODERNOS. Direção de Charlie Chaplin, Prod. United Artists, 1936. (87 min): 35 mm, preto e branco. Mudo.