Parresía cínica e política - heroísmo filosófico e psicologia social

Heliana de Barros Conde Rodrigues, Cristine Monteiro Mattar

Resumo


O artigo pretende destacar algumas temáticas explicitadas na parresía dos Cínicos e apontar seus possíveis efeitos, no presente, sobre as práticas psicológicas. Debatido por Foucault no curso A Coragem da Verdade, o heroísmo filosófico do cínico estava em levar as determinações filosóficas às últimas consequências, mostrando-as na própria pele. A exigência de uma vida outra para um outro mundo, a experiência histórico-crítica da vida e a militância cínica são aqui trazidas em suas possíveis relações com as práticas da psicologia social que se proponham genealógicas e éticas, em contraponto com as que confiscam e/ou anulam o problema da verdadeira vida.

 


Palavras-chave


parresía; cinismo; psicologia social

Texto completo:

PDF

Referências


BAPTISTA, L. A. S. A fábrica de interiores: a formação psi em questão. Niterói/RJ: EDUFF, 2000.

COIMBRA, C. M. B. Guardiães da ordem. Algumas práticas psi no Brasil do milagre. Rio de Janeiro: Oficina do autor, 1995.

DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

ECHAVARREN, R. Foucault – una introducción. Buenos Aires: Quadrata, 2011.

FOUCAULT, M. Le courage de la vérité. Le gouvernement de soi et des autres. Cours au Collège de France (1983-1984). Paris: Gallimard, 2009.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas (1966). São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber (1976). Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir (1975). Petrópolis: Vozes, 1987.

GROS, F. Situação do Curso. In: FOUCAULT, M. Le courage de la vérité: le gouvernement de soi et des autres. Cours au Collège de France (1983-1984). Paris: Gallimard, 2009.

LOURAU, R. Implication, transduction. Paris: Anthropos, 1997.

MATTAR, C. M. Interfaces e inquietações no diálogo entre Kierkegaard e Foucault – filosofia antiga, psicologia e processos de subjetivação. 2011, 282f. Tese (Doutorado em Psicologia Social)– Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

RODRIGUES, H. B. C. Para desencaminhar o presente psi: biografia, temporalidade e experiência em Michel Foucault. In: HÜNING, S. M.; GUARESCHI, N. M. F. (Org,). Foucault e a Psicologia. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2009, p. 7-27.

RODRIGUES, H. B. A Psicologia Social como especialidade: paradoxos do mundo psi. Psicologia e Sociedade. v. 17, n.1. p. 83-88, 2005.