Olhar, ser percebido e permanecer sendo: Winnicott, Bacon e Deleuze

Carlos Augusto Peixoto Junior

Resumo


As trocas que relacionam o olhar e o self - entendido como sentir-se vivo ou existindo e não como entidade ou substância - podem ser de grande interesse para o exame da dimensão estética da experiência visual. Considerando-se o estatuto do ser percebido como um primeiro modo de ser, o olhar materno como espelho vivo em que a criança se vê existindo e a insistência do self em seu próprio ser possibilitada por aquele olhar, o presente artigo procura abrir um espaço de interlocução entre Donald Winnicott e Francis Bacon, utilizando como contraponto os comentários sobre o trabalho do pintor irlandês formulados por Gilles Deleuze.


Palavras-chave


olhar, ser, permanecer

Texto completo:

PDF

Referências


AB’SABER, T. Winnicott: experiência e paradoxo. São Paulo: Ubu Editora, 2001.

ARCHIMBAUD, M. Francis Bacon. In: BACON, F. Entretiens avec Michel Archimbaud. Paris: Gallimard, 1992.

DELEUZE, G. Francis Bacon - logique de la sensation. Paris: Seuil, 2002.

DELEUZE, G. Prefácio para edição norte-americana de Francis Bacon – lógica da sensação. In: Deleuze, G. Cartas e outros textos. São Paulo: n-1 edições, 2018, p. 244-269.

FICACCI, L. Bacon. Madrid: Taschen, 2003.

KHAN, M. Prefácio. In: Winnicott, D. W. Da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000.

LEJARRAGA, A. L. O amor em Winnicott. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.

LUZ, R. Ser imagem para outro (Winnicott/Bacon). In: LINS, M. I. e LUZ, R. D. W. Winnicott: experiência artística e experiência estética. Rio de Janeiro: Editora Revinter, 1998, p. 250-253.

LUZ, R. Winnicott e a experiência artística. In: LINS, M. I. e LUZ, R. D. W. Winnicott: experiência artística e experiência estética. Rio de Janeiro: Editora Revinter, 1998a.

MAUBERT, F. Conversas com Francis Bacon. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2010.

OGDEN, T. Sobre o espaço potencial. In: GOVACCHINNI, P. L. Táticas e técnicas psicanalíticas: D. W. Winnicott. Porto alegre: Artes Médicas, 1995, p. 82-119.

OGDEN, T. Os sujeitos da psicanálise. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

SYLVESTER, D. Interviews with Francis Bacon. London: Thames & Hudson, 1993.

WINNICOTT, D. W. Comunicação e falta de comunicação, levando ao estudo de certos Opostos (1963). In: WINNICOTT, D. W. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983, p. 168-174.

WINNICOTT, D. W. O papel de espelho da mãe e da família no desenvolvimento infantil (1967). In: WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975, p. 154-157.