Conversações com Marília Muylaert: o cuidado de si em tempos de crise

Camila Cristina de Oliveira Rodrigues

Resumo


A presente entrevista foi o modo encontrado para dar expressividade escrita a narrativa apresentada pela Dra. Marília Muylaert no evento Conversações em Esquizoanálise: o cuidado de si em tempos de crise. Nesta entrevista, a Dra. Marília nos presenteia com suas últimas reflexões sobre um dos temas mais relevantes de nossa época: pensar a crise no contexto brasileiro desde o paradigma ético-estético-político. A entrevistada dialoga com autores como Foucault, Nietzsche e Deleuze, sendo que a noção do cuidado de si foi eleito como dispositivo principal para desenvolver uma espécie de cartografia da crise atual. Além disso, noções como a ética, a potência da vida e a confiança são recuperadas ao longo desta conversação objetivando direcionar o pensamento para um projeto ativo de futuro.


Palavras-chave


Crise, Cuidado de si, Filosofia da diferença.

Texto completo:

PDF

Referências


EPICURO. Carta sobre a felicidade: (a Meneceu). Tradução e apresentação Álvaro Lorencini e Enzo del Carratore. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

DELEUZE, G. Bergsonismo. São Paulo: Editora 34, 2008.

DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.

FOUCAULT, M. A Hermenêutica do Sujeito. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FOUCAULT, M. Anti-Édipo: Introdução à vida não-facista. In: DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2010, p. 11-13.

MACHADO, R. Nietzsche e a verdade. São Paulo/ Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

PASSOS, E.; BARROS, R.B. de. A construção do plano da clínica e o conceito de transdisciplinaridade. Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília, v.16, n.1, p.71-79, 2000.