O brotar originário da liberdade: Sartre e a existência radical

Claudinei Aparecido de Freitas da Silva

Resumo


O texto visa situar o tema da liberdade, numa perspectiva fenomenológico-existencial, levada a cabo por Jean-Paul Sartre. Para tanto, trata-se de compreender como o filósofo francês articula esse tema tendo como pano de fundo a existência radical, ou seja, a condição humana em seu ser-no-mundo. Sartre então postula que, uma vez dado esse total engajamento, não há determinismo a priori que impele o homem a escolher. O homem não é jamais uma essência, uma substância, desde sempre, posta. Ele se revela, sobretudo, como projeto originário. A liberdade brotaria dessa condição da qual o homem é o criador de todos os valores, sendo, pois, inteiramente responsável por aquilo que é. Por isso, emplaca Sartre, o homem está condenado a ser livre.

Palavras-chave


Sartre; Liberdade; Existência

Texto completo:

PDF

Referências


BARATA, A. Metáforas da consciência: da ontologia especular de Jean-Paul Sartre a uma metafísica da ressonância. Porto: Campo das Letras, 2000.

BUYTENDIJK, F. J. J. El juego y su significado. Traducción del Eugenio Imaz. Madrid: Revista de Occidente, 1935.

CONTAT, M. e RYBALKA, M. Les écrits de Sartre. Paris: Gallimard, 1970.

PERDIGÃO, P. Existência e liberdade: uma introdução à filosofia de Sartre. Prefácio de Gerd. A. Bornheim. Porto Alegre: L&PM, 1995.

GUIMARÃES ROSA, J. Ave, palavra. 6. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

SARTRE, J-P. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

_____. A transcendência do ego; Consciência de si e conhecimento de si. Trad. e introd. Pedro M . S. Alves. Lisboa: Colibri, 1994.

_____. O existencialismo é um humanismo. Tradução de João Batista Kreuch. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SASS, S. D. O problema da totalidade na ontologia de Jean-Paul Sartre. Uberlândia, MG: EDUFU, 2011.

SILVA, C. A. F. “Aportes clínicos sartrianos I: a psicanálise existencial”, in: SANTOS, R; GUTELVIL, L. (Org.). Ontologia, Política & Psicanálise: discursos acerca da alteridade. Porto Alegre: FI, 2018, p. 357-381.

SILVA, L. D. A filosofia de Sartre entre a liberdade e a história. São Carlos: Claraluz, 2010.