Loucura e Literatura: transgressões da linguagem e jogos de Amarelinha

Lucas Guilherme Fernandes

Resumo


O presente trabalho pretende discutir a relação entre loucura e literatura como modos de transgressão da linguagem. A loucura é a linguagem excluída da sociedade, por excelência, perpassando os domínios associados à sexualidade, ao discurso, ao trabalho e aos eventos sociais em geral. Na modernidade, ela assume seu caráter de doença mental submetida ao poder psiquiátrico, distanciando-se de sua dimensão trágica, tal como lhe era possível anteriormente. A literatura, portanto, é um espaço em que a loucura pode resgatar sua experiência trágica e distanciá-la do caráter patológico. A partir das discussões entre Nietzsche, Foucault e outros autores, traçamos os movimentos de captura e transgressão que se configuram nestes espaços. Percorrendo tais leituras, deslumbramos ao horizonte de nosso texto, a obra de Cortázar, O jogo da amarelinha, e reiteramos estes espaços em que se aproximam a loucura e literatura trazendo a questão da linguagem e seus desmoronamentos na obra.


Palavras-chave


loucura; literatura; jogo da amarelinha

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, L. Escrita e leitura: a produção de subjetividade na experiência literária. Curitiba: Editora Juruá, 2009.

BRANDÃO, J. Mitologia grega: volume II. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1998.

BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 2013.

BLANCHOT, M. A literatura e o direito à morte. In: BLANCHOT, M. A parte do fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 2011, p. 309-351.

CORTÁZAR, J. O jogo da amarelinha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

DELEUZE, G. Nietzsche e a filosofia. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.

FOUCAULT, M. História da Loucura: na Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva, 2012.

FOUCAULT, M. Prefácio (Fólie et déraison). In: FOUCAULT, M. Ditos e Escritos I: Problematização do Sujeito: Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014a, p. 152-161.

FOUCAULT, M. A Loucura, a Ausência da Obra. In: FOUCAULT, M. Ditos e Escritos I: Problematização do Sujeito: Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014b, p. 210-219.

FOUCAULT, M. A loucura e a sociedade. In: FOUCAULT, M. Ditos e Escritos I: Problematização do Sujeito: Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014c, p. 259-267.

FOUCAULT, M. Prefácio a transgressão. In: FOUCAULT, M. Ditos e Escritos III: Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015a, p. 28-47.

FOUCAULT, M. A linguagem ao infinito. In: FOUCAULT, M. Ditos e Escritos III: Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015b, p. 48-60.

FOUCAULT, M. Por que se reedita a obra de Raymond Roussel? Um precursor de nossa literatura moderna. In: FOUCAULT, M. Ditos e Escritos III: Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015c, p. 181-4.

MACHADO, R. Foucault, a filosofia e literatura. São Paulo: Zahar, 2000.

NIETZCHE, F. A visão dionisíaca do mundo. In: NIETZCHE, F. A visão dionisíaca do mundo e outros textos de juventude. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

NIETZCHE, F. (1871) O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. In: NIETZCHE, F. O nascimento da tragédia. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

NIETZCHE, F. (1873) A filosofia na era trágica dos gregos. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2013.

ROSSET, C. Lógica do pior. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1989.