Anatomia de uma epidemia: Pílulas Mágicas, Drogas Psiquiátricas e o Aumento Assombroso da Doença Mental (Robert Whitaker)

Vinicius Pinheiro de Magalhães

Resumo


O presente texto objetiva resenhar criticamente a obra do jornalista investigativo Robert Whitaker “Anatomia de uma epidemia: Pílulas Mágicas, Drogas Psiquiátricas e o Aumento Assombroso da Doença Mental”. O autor traz uma significativa contribuição para o campo da Saúde Mental com este livro, na medida em que denuncia a influência das corporações industriais farmacêuticas na criação e propagação de um paradigma “científico” que até hoje tem hegemonia no tratamento da pessoa com sofrimento mental, além de contribuir para o fortalecimento de experiências alternativas não medicamentosas de tratamento deste público. Não à toa, desde 2010, essa obra já foi traduzida em nove idiomas; o que mostra sua relevância temática e sua capilaridade no mundo.


Palavras-chave


Transtornos Mentais, Psiquiatria, Epidemia.

Texto completo:

PDF

Referências


WHITAKER, R. Anatomia de uma epidemia: pílulas mágicas, drogas psiquiátricas e o aumento assombroso da doença mental. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2017.