A medicalização da infância na educação

Beatriz Corrêa da Silva Gomes, Fernanda Canavez de Magalhães

Resumo


O presente artigo aborda o fenômeno da medicalização da infância na educação. A medicalização é baseada em uma lógica simplista que reduz um conjunto de práticas multifacetadas a uma leitura médico-biológica, tendo como resultado a patologização de condutas consideradas desviantes. Esta pesquisa, realizada a partir de levantamento bibliográfico, objetiva investigar como foi construída a noção de uma infância medicalizada e refletir sobre a convocação que a escola faz à psicologia. A lógica da medicalização tem sido utilizada como resposta para queixas de indisciplina e de dificuldades de aprendizagem no contexto escolar, ocasionando aumento do número de diagnósticos envolvendo transtornos de aprendizagem e de consumo de medicamentos. A escola passou a ser vista como um ambiente propício para aplicação de intervenções médicas e psicológicas que possuem um olhar reducionista sobre o processo de escolarização.


Palavras-chave


medicalização; infância; educação

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