Feliz para sempre?

Guilherme Augusto Souza Prado

Resumo


O presente trabalho consiste na resenha do livro Feliz para sempre? Uma análise dos efeitos do uso a longo prazo de antidepressivos, fruto da dissertação de Mestrado em Psicologia defendida por Kwame Yonatan Poli dos Santos na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Seu tema é um problema que está na ordem do dia para o campo da psicologia atualmente: a massiva medicalização da depressão. Dissociando o enquadre diagnóstico da questão peculiar dos antidepressivos fabricados e receitados em massa à população atualmente, o trabalho se vale de entrevistas com cinco usuários diagnosticados como depressivos e medicados continuamente com os medicamentos correspondentes para pautar um espaço de singularidade onde reverbera ainda a experiência singular de cada sujeito com seu sintoma, com seu desejo, com a dor de sua doença e, ponto-chave da pesquisa, com a experiência farmacológica e subjetiva da medicalização da depressão.

 


Palavras-chave


Medicalização; Depressão; Antidepressivos.

Texto completo:

PDF

Referências


COSTA-ROSA, A. Ética e clínica na Atenção Psicossocial: contribuições de psicanálise de Freud a Lacan. Revista Saúde e Sociedade, São Paulo, USP, v. 20, n. 3, p.743-757, 2011.

FOUCAULT, M. O Nascimento da Clínica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

FRAYZE-PEREIRA, J. A. Arte, Dor. Inquietudes entre Estética e Psicanálise. Cotia: Ateliê Editorial, 2005.

SANTOS, K. Y, P. Feliz para sempre?: uma análise dos efeitos do uso a longo prazo de antidepressivos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.