Manejando a crise: uma proposta ético-inventiva

Luísa Bianchi Zandoná

Resumo


O presente artigo visa discutir sobre crise e seu manejo, buscando pensar em como os CAPS podem dar lugar à crise, vendo-a como objeto e parte de seu trabalho. Para tanto, partimos de uma concepção acerca da vida em sociedade, entendida como geradora de mal-estar, para problematizarmos sofrimento e saúde. Partindo de formulações relativas à crise, fazemos uma proposta de manejo orientada à criação de formas de viver, que encontra lugar numa experiência de trabalho em equipe de um CAPS do município de São Paulo. Da experiência, observamos que um trabalho entre os vários envolvidos com esse momento, compreendendo a crise como produto do viver no social, permite que o indivíduo e o entorno encontrem possibilidade de construção e reinvenção de si, o que viabiliza sua travessia. Posto isso, afirmamos a importância de um trabalho em equipe orientado a criar condições de sustentação da crise no território.

 


Palavras-chave


crise; manejo; CAPS

Texto completo:

PDF

Referências


BASAGLIA, F. Escritos selecionados em saúde mental e reforma psiquiátrica. Organização: Paulo Amarante. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

BRASIL. Projeto de Lei 3.657 de 12 de setembro de 1989. Dispõe sobre a extinção progressiva dos manicômios e sua substituição por outros recursos assistenciais e regulamenta a internação psiquiátrica compulsória. Disponível em: .

BRASIL, Presidência da República. Lei 10.216 de 06 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos dos portadores de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Disponível em: .

BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria 3.088/GM de 23 de dezembro de 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em: .

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Mental. (Cadernos de Atenção Básica, n. 34). Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

CANGUILHEM, G. O Normal e o Patológico. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

DELL'ACQUA, Giuseppe; MEZZINA, Roberto. Resposta à crise. In: DELGADO, Jaques (Org.). A Loucura na Sala de Jantar. São Paulo: Ed. Resenha, 1991, p. 53-79.

DUNKER, C. I. L. Mal-estar, sofrimento e sintoma: releitura da diagnóstica lacaniana a partir do perspectivismo animista. Tempo soc., São Paulo, v. 23, n. 1, p. 115-136, 2011. Disponível em: .

FREUD, S. O mal-estar na civilização (1930). In: FREUD, S. O mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

GOFFMAN, E. A carreira moral do doente mental. In: FREUD, S. Manicômios, Prisões e Conventos. São Paulo: Perspectiva, 2015, p. 109-143.

MÂNGIA, E. F.; SOUZA, D. C.; MATTOS, M. F.; HIDALGO, V. C. Acolhimento: uma postura, uma estratégia. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 13, n. 1, p. 15-21, jan./abr. 2002. Disponível em: .

TENÓRIO, F. A reforma psiquiátrica brasileira, da década de 1980 aos dias atuais: história e conceitos. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, vol. 9 (1): 25-59, jan.-abr. 2002.

VIGANÒ, C. In: ALKMIM, W. D. de. (org.). Carlo Viganò: Novas Conferências. Belo Horizonte: Scriptum Livros, 2012.