Infância e Atenção Psicossocial

Lívia Botelho Félix, Maria de Fátima de Souza Santos

Resumo


Este estudo visa analisar os desafios enfrentados por crianças e familiares no acesso à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Infantojuvenil. Realizou-se análise temática de conteúdo do corpus composto por diários de campo e transcrições de 19 entrevistas realizadas com familiares de crianças usuárias de um Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), localizado em Recife (Pernambuco, Brasil). Os resultados são apresentados em três categorias analíticas, abordando os (des)caminhos pela RAPS Infantojuvenil, a atenção no CAPSi e a questão inclusão/exclusão escolar. As barreiras no acesso à saúde, educação e assistência implicam na privação de direitos às crianças, entre outras consequências. Assim, pensar a inserção de crianças e adolescentes na RAPS é um desafio para os profissionais, usuários e familiares. Pondera-se que, conhecer os efeitos da atenção ofertada aos familiares dos sujeitos em sofrimento psíquico, através da escuta de suas experiências e questionamentos, é essencial para um adequado planejamento da atenção psicossocial.


Palavras-chave


Saúde mental; Cuidado à infância; RAPS.

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