Possibilidades de abordagem de casos crônicos em saúde mental

Diego Alonso Soares Dias, Oswaldo França Neto

Resumo


O presente artigo tem como objetivo principal, a partir da teoria psicanalítica, discutir especificidades que envolvem casos que se configuram como impasses para os serviços de saúde mental e se mostram refratários a variadas tentativas de intervenções, nomeados como casos crônicos. O trabalho desenvolve sua argumentação em três pontos. O primeiro busca o aprofundamento do que seria um caso crônico. Sinaliza também uma maneira alternativa de se abordar a questão, colocando em destaque o que escapa a um discurso, em termos ideológicos ou ideais. O segundo refere-se às especificidades que semelhantes casos suscitam em termos diagnósticos. Como o diagnóstico pode auxiliar na condução desses casos? Finalmente, traçamos breves observações a respeito do trabalho em rede e como ele pode se apresentar diante do tema. Como conclusão, elaboramos considerações sobre as dificuldades de se dar lugar àquilo que de singular um caso possui, e algumas das implicações clínicas e políticas disso.


Palavras-chave


saúde mental; psicanálise; casos crônicos

Texto completo:

PDF

Referências


BADIOU, A. Conferências de Alain Badiou no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

BADIOU, A. O ser e o evento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância à Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes e recomendações para o cuidado integral de doenças crônicas não-transmissíveis: promoção da saúde, vigilância, prevenção e assistência. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

FRANÇA NETO, O. Reforma Psiquiátrica – Uma Questão Clínica ou Política? (Versão Eletrônica) CliniCAPS – Impasses da Clínica. v. 05, nº 14. Recuperado em 05/11/13, de: http://www.clinicaps.com.br/clinicaps_revista_14_art_02.html , 2011.

DESVIAT, M. A Reforma Psiquiátrica. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1999

GARCIA, C. Interfaces. Belo Horizonte: Ophicina de Arte e Prosa, 2011

LACAN, J. Televisão. In: LACAN, J. Outros Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

LOBOSQUE, A. M. SOUZA, M. E (Orgs.). Atenção em saúde mental. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, 2006

MASSAUD, M. A criação literária: prosa. São Paulo: Editora Cultrix, 1983

MILLER, J-A. A arte do diagnóstico: o rouxinol de Lacan. Carta de São Paulo. São Paulo. v.10, n.5, p. 18-32, 2003.

MILLER, J-A. A Psicose no Texto de Lacan. Curinga – Psicanálise e Saúde Mental. Belo Horizonte: EBP-MG. n° 13, p. 78-86, 1999.

MILLER, J-A. Saúde Mental e Ordem Pública. Curinga – Psicanálise e Saúde Mental. Belo Horizonte: EBP-MG. n° 13, p. 14-24, 1999.

TEIXEIRA, A. Metodologia em ato. Belo Horizonte: Scriptum livros, 2010.

VIGANÒ, C. A construção do caso clínico. In: Alkmim, Wellerson Durães de (org.). Carlo Viganò: Novas Conferências. Belo Horizonte: Scriptum Livros, 2012, p. 115-127.

VIGANÒ, C. A psicanálise cura a saúde mental. In: Alkmim, Wellerson Durães de (org.). Carlo Viganò: Novas Conferências. Belo Horizonte: Scriptum Livros, 2012, p. 35-49.

VIGANÒ, C. Trabalho em Equipe na Rede: a Enfermeira e a Instituição Parceira. In: Alkmim, Wellerson Durães de (org.). Carlo Viganò: Novas Conferências. Belo Horizonte: Scriptum Livros, 2012, p. 67-89.