Relação professor-performer

Katiuscia Paiva Silva, Gilberto Aparecido Damiano

Resumo


O presente trabalho consiste na resenha do livro intitulado “Adote o artista não deixe ele virar professor: reflexões em torno do híbrido professor-performer”, o qual foi elaborado a partir dos estudos de Denise Pereira Rachel no Mestrado em Arte Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP); traz a tona questões relevantes acerca da atuação docente discutindo principalmente o âmbito artístico. Apesar de, a princípio, professor e artista (performer) parecerem práticas completamente opostas, a autora nos convida a refletir as possibilidades de hibridizá-las e assim, somar suas potencialidades visando um processo educativo mais enriquecedor.  Para tanto, são apresentados os principais autores que embasaram seu estudo além de suas próprias experiências como professora-performer, ajudando-nos a compreender e refletir acerca da (in) dissociável relação entre professor-performer.


Palavras-chave


arte;educação; performance

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, A. M. (Org.). Inquietações e mudanças no ensino de arte. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

RACHEL, D. P. Adote o artista, não deixe ele virar professor: reflexões em torno do híbrido professor-performer. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.