Estudo sobre linguagem e sexualidade

Flávia Girardo Botelho Borges, Ademir Gabriel Werner Moreira

Resumo


Este artigo tem por objetivo divulgar os resultados de uma pesquisa realizada no IFMT-Campus Cuiabá, que investigou os discursos sobre identidade, gênero e orientações sexuais no espaço escolar. Os caminhos metodológicos contaram com a participação de 80 adolescentes, que responderam a um questionário com perguntas abertas, fechadas e dependentes a respeito dos temas do estudo. Entre os resultados, o estudo revelou que, entre os jovens do IFMT, há ainda um desconhecimento da nomenclatura específica sobre identidade e expressão de gênero e orientação sexual, os quais figuram comumente nas mídias sociais. Como conclusão, o estudo sugeriu que este desconhecimento pode implicar na divulgação de comportamentos e valores preconceituosos e violentos, os quais devem ser desconstruídos numa proposta de educação cidadã e democrática.

 


Palavras-chave


Identidade, Questões de Gênero, Linguagem.

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