Toda aproximação é um conflito: sobre a Psicologia na Educação

Fernanda Canavêz, Viviane Oliveira

Resumo


Este trabalho apresenta uma discussão suscitada a partir da atuação de uma equipe interdisciplinar na rede pública de ensino que contou com psicólogos, professores e assistentes sociais. O objetivo do trabalho era promover espaços de reflexão com as escolas sobre questões que interferem nas relações de ensino-aprendizagem, especialmente em relação à violência. Como metodologia, foram criados grupos de discussão com profissionais de diferentes escolas que se reuniram na frequência mensal. A experiência aqui relatada refere-se à construção da metodologia de trabalho e aos dois primeiros encontros realizados. Para instrumentalizar a discussão sobre a Psicologia na Educação, servimo-nos da teoria do trauma de Sándor Ferenczi, da qual também nos utilizamos para planejar nossa atuação.


Palavras-chave


violência; escola; trauma

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVAY, M. (Coord.). Violência nas escolas. Brasília: UNESCO, Coordenação DST/AIDS do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, CNPq, Instituto Ayrton Senna, UNAIDS, Banco Mundial, USAID, Fundação Ford, CONSED, UNDIME, 2002.

CASTRO, L.R. Apresentação. In: CASTRO, L.R.Falatório: participação e democracia na escola. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2010, p. 15-21.

COSTA, J.F. Violência e Psicanálise. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1986.

DERRIDA, J. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

FERENCZI, S. Confusão de línguas entre os adultos e a criança. In: FERENCZI, S. Obras completas: Psicanálise IV. São Paulo: Martins Fontes, 1992, P. 97-106.

FRAPPAT, H. La violence. Paris: Flammarion, 2000.

GUARIDO, R. A biologização da vida e algumas implicações no discurso médico sobre educação. In: CRP-SP & GRUPO INTERINSTITUCIONAL QUEIXA ESCOLAR (Org.). Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011, p. 30-46.

MARTINEZ, A.M. O que pode fazer o psicólogo na escola? Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 83, p. 39-56, 2010.

MESURE, S. ; SAVIDAN, P. (Orgs.). Dictionnaire des sciences humaines. Paris: Quadrige/PUF, 2006.

MINERBO, M. A. A psicanálise na escola. In: MACEDO, L. & ASSIS, B.A. (Orgs), Psicanálise e Pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, p. 71-74.

PESSOA, F. Livro do desassossego. Lisboa: Assírio & Alvim, 2007.

PINHEIRO, T. Ferenczi: do grito à palavra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.