Psicologia e políticas sociais

João Paulo Pereira Barros

Resumo


O artigo visa apresentar resultados de uma pesquisa que objetivou compreender sentidos que psicólogos inseridos em política sociais de Fortaleza dão à sua prática. O estudo foi realizado a partir de entrevistas semi-estruturadas com cinco profissionais de psicologia de dois serviços ligados à proteção social de Fortaleza. Quanto à técnica de análise dos dados, as entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo do tipo temática. Os resultados apontam que os percursos acadêmicos dos profissionais entrevistados, em sua maioria, tiveram ênfases diferentes das características das políticas sociais em que estavam inseridos. Além disso, quatro dos cinco entrevistados destacaram o pouco contato que tiveram, na universidade, com práticas psicológicas em comunidades. Conclui-se, portanto, que se faz necessário fortalecer mudanças no direcionamento da formação em psicologia para aprimorar suas possibilidades de intervenção no âmbito das políticas sociais, especialmente no tocante à atuação em contextos comunitários e à diversificação de suas ferramentas teórico-técnicas.

 


Palavras-chave


Psicologia; políticas públicas; formação profissional

Texto completo:

PDF

Referências


BARDAGI, M. P. et al. Avaliação da formação e trajetória profissional na perspectiva de egressos de um curso de psicologia. Psicologia Ciência e Profissão, v. 28, n. 2, p. 304-315, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

BRASIL. LOAS. Lei Orgânica da Assistência Social. Secretaria de Estado de Assistência Social, Brasília: MPAS, 1993.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Política Nacional de Assistência Social – PNAS, 2004.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Guia de Orientações Técnicas do SUAS Nº 1, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Estatuto da Criança e do Adolescente, 2005.

DIMENSTEIN, M. A Cultura Profissional do Psicólogo e o Ideário Individualista: Implicações Para a Prática no Campo da Assistência Pública à Saúde. Estudos de Psicologia, v.5, n.1, p. 5-121, 2000.

ESCORSIM, S. M. A filantropia no Brasil: entre a caridade e a política de assistência social. Revista espaço acadêmico, n. 86, 2008.

FERREIRA NETO, J. L. Psicologia, políticas públicas e o SUS. São Paulo: Escuta; Belo Horizonte: Fapemig, 2011.

FIGUEIREDO, L. C. Revisitando as psicologias: da epistemologia à ética das práticas e discursos psicológicos. Petrópolis: Vozes, 2009.

FORTALEZA. Fundação da Criança e da Família Cidadã - Funci. Manual de Organização do Projeto Raízes de Cidadania, 2006.

GÓIS, C. W. L. Noções de Psicologia Comunitária. Fortaleza: Edições UFC, v.2, 1994.

GÓIS, C. W. L. Psicologia comunitária: atividade e consciência. Fortaleza: Publicações Instituto Paulo Freire de Estudos Psicossociais, 2005.

LANE, S. T. M.; CODO, W. (Org.). Psicologia Social: o Homem em Movimento. São Paulo: Brasiliense, 1987.

MACEDO, J. P. et al. O psicólogo brasileiro no SUAS: quantos somos e onde estamos. Psicologia em estudo, v.16, n.3, p. 479-489, 2011.

MARTIN-BARÓ, I. Psicologia de la liberación. Madrid: Editorial Trotta, 1998.

RICHARDSON, R.J. et. al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Editora Atlas, 1985.

ROMAGNOLI, R. O SUAS e a formação em psicologia: territórios em análise. ECOS-Estudos Contemporâneos da Subjetividade, v.2, n.1, p.120-132, 2012.

SENRA, C.; GUZZO, R. Assistência social e psicologia: sobre as tensões e conflitos do psicólogo no cotidiano do serviço público. Psicologia & Sociedade, v.24, n.2, p. 293-299, 2012.

SILVA, M. V. O. Políticas Públicas, Psicologia e Protagonismo Social. In: II SEMINÁRIO NACIONAL DE PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Anais do II Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas. São Paulo: Conselho Federal de Psicologia, 2003.

SPINK, M. J. P. (Org). Psicologia social e saúde. Petrópolis: Vozes, 2003.

SPINK, M. J. P. (Org). A psicologia em diálogo com o SUS: prática profissional e produção acadêmica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

XIMENES, V.; PAULA, L. R. C. de.; BARROS, J. P. P. Psicologia comunitária e política de assistência social: diálogos sobre atuações em comunidades. Psicologia: ciência e profissão, v.29, n.4. Brasília: 2009.