Os modelos de Competências e o seu Contributo para a Gestão de Carreiras

Maria Lurdes Pedro

Resumo


A exigência de mudar de emprego ou até mesmo de profissão várias vezes ao longo da vida, tornou-se uma característica emblemática do mercado de trabalho gerando o colapso da tradicional forma de carreira, marca de uma forma decisiva, as actuais trajectórias pessoais e profissionais e de desenvolvimento de carreira. Tanto nas empresas como no mercado de trabalho, sobrepõem-se à noção de competência, outras noções como a de competências transversais, que revelam novas necessidades e preocupações, as quais já não se resumem à especialização no posto de trabalho, à estabilidade de emprego ou à lentidão das transformações, significam, antes, que as carreiras são fragmentadas ao longo da vida, que a mudança de ocupação e de trabalho são uma condição inevitável. Significa que a carreira deve ser gerida em antecipação, preparando as condições para o aumento de competências transferíveis e valorizadas no mercado de trabalho.

 


Palavras-chave


Competências; modelos de competências; gestão de carreira

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, A.; MARQUES, M. A.; ALVES, N. Carreiras Profissionais: Novos caminhos para as relações de trabalho. Paper presented at the IV Congresso de Sociologia, Lisboa, 2002.

ANTUNES, A.; CAMPOS, M.; SILVIA, M.; SOUSA, M. Terminologia de Formação Profissional. Lisboa: DGEFP, 2001.

ARNOLD, J. Managing Carieers into the 21st century. London: Paul Chapman Publisher, 1997.

BARUCH, Y. Managing Careers - Teory and pratice. Harlow, UK: FT- Prentice Hall/Pearson, 2004.

BECKER, G. S. The age of human capital. In: LAZEAR, E. P. (ed.) Education in the twenty-first century. Stanford, CA: Hoover Institution Press, 2002, pp. 3-8.

BELBIN, R.M. Management Teams: Why They Succeed or Fail. Oxford, U.K.: Butterworth Heinemann, 1981.

BESSON, D. ; HASSADJ, S. Développer ou recruter les Compétences? Les startégies américaines de gestion des competences. Paris: L´Harmattan, 1999.

BOYATZIS, R. The Competent Manager - a model for effective performance. New York: Wiley-Interscience Publication, 1982.

BUSACCA, L. Career construcion theory: A practitioner´s primer. Carrer Planning and Adult Development Journal, 23, (1), pp. 57-67, 2007.

BRIGHT, J.; PRYOR, R. Chaotic careers assessment: How constructivist and psychometric techniques can be integrated into work and life decision making. Career Planning and Adult Development Journal. 23 (2), pp. 30-45, 2007.

BROWN, D.; BROOKS, L. Career Choice & Development (3rd ed.). S.Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1996.

BRUNEAU, J. ; PUJOS, J. Le Management des Connaissances dans L´entreprise. Paris: Ed. d'Organisation, 1992.

CAETANO, A.; VALA, J. Gestão de Recursos Humanos - contextos, processos e técnicas. Lisboa: Editora HR, 2000.

CÂMARA, P. B.; GUERRA, P.B.; RODRIGUES, J. V. Humanator, Recursos Humanos e Sucesso Empresarial (6ª ed.). Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2005.

CHEETHAM, G.; CHIVERS, G. The Reflective (and Competent) Practioner: a model of professional competence which seeks to harmonise the reflective practioner and competencebased approaches. Journal of European Industrial Training. 22 (7), pp. 267-276, 1998.

CHEETHAM, G; CHIVERS, G. A. New Look at Competent Professional Practice. Journal of European Industrial Training. 4(7), pp. 374-383, 2000.

CHONG E. Managerial Competencies and Career Advancement: A Comparative Study of Managers in Two Countries. Journal of Business Research. 66, pp. 345–353, 2013.

COLLIN, A.; YOUNG, R. The Future of Career. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

DAWIS, R.; LOFQUIST, L. A psychological theory of work adjustment. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1984.

DOYLE, C. Work and Organizational Psychology an Introduction with Attitude. Hove: Psychology Press, 2003.

DRUKER, F. A Organização do Futuro. Lisboa: Edições Europa América, 1998.

DUARTE, M. E. O Indivíduo e a Organização: Perspectivas de Desenvolvimento. Psychologica, (extra-série), pp. 549-557, 2004.

DUARTE, M. E. The psychology of life construction. Journal of Vocational Behavior, 75, pp. 259-266, 2009.

DUBOIS, P. Competency-Based Performance Improvement: a Strategy for Organizational Change. United States: HRD Press, 1993.

DODGSON, A. Organizational learning: A review of some literatures. Dodgson Organization Studies. 14 (3), pp. 375–394, 1993.

DULEWICZ, V. Emotional intelligence: the key to effective corporate leadership?. Journal of General Management, 25(3), pp. 1–4, 2000.

FERNANDEZ, A.; SALGADO, C.; ALMEIDA, C. Flexibilidade - O Novo paradigma da produção e as respostas flexíveis da formação numa organização qualificante (2ª ed.). C. Rainha: Cencal, 1996.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. Estratégias empresariais e formação de competências. São Paulo: Atlas, 2001.

GASPARD, M. Reinventar o Crescimento - Os caminhos do emprego na Europa. Lisboa: Terramar, 1999.

GAY, L. Educational research: Competencies for analysis and application (5th ed.). New York: Merril Press, 1995.

GHISELLI, E. E. Interaction of traits and motivational factors in the determination of the success of managers. Journal of Applied Psychology. 52, pp. 480-483, 1968.

GREENHAUS, J.; CALLANAN, G., GODSHALK, V. Career Management (3rd ed.). Fort Worth, TX: The Dryden Press, 2000.

HALL, D. Careers in organisations. Glenview, IL: Scott, Foresman, 1976.

HEUBERGER, F.; NASH, L. A Fatal Embrace? Assessing holistic trends in human resources programs. New Jersey: Transaction Publishers, 1994.

IVERSEN, O. An Investigation into the Importance of Managerial Competencies across National Boarders in Europe – Differences and Similarities. Paper presented at the 8th World Congress on Human Resource Management, Paris, 2000.

JAY, J. Creating a learning organization in the twenty-first century. Futurics, 25 (1/2), pp.89-91, 2001.

MCCLELLAND, D. Testing for competence rather than for intelligence, American Psychologist, 28(1), pp. 1-14, 1973.

MIRABILE, R. Everything you wanted to know about competency modeling. Training and Development, 51(8), pp. 73-77, 1997.

MITRANI, A.; DALZIEL, M.; BERNARD, A. Homens e Competências, a Gestão dos Recursos Humanos na Europa. Lisboa: Zénite, 1994.

Mischel, W. Personality and assessment. New York: Wiley, 1968.

NILES, S. Adult Carieer Development concepts, Issues and pratices (3rd ed.). Tulsa: National Carrier Developement Association, 1998.

MONIZ, M.; KOVÁCS, I.; CERDEIRA, M.; URZE, P.; GOMES, C.; BARROSO, S. Sociedade da informação e Emprego (Vol. Caderno de Emprego nº 28). Lisboa: Ministério do Trabalho e da Solidariedade, 2001.

ROPÉ, F. ; TANGUY, L. Savoirs et compétences. Paris: L’Harmattan, 1994.

PEIXOTO, J.A Mobilidade Internacional dos Quadros. Lisboa: Celta, 1999.

PENBERTON, C. Strike a New Career Deal (2nd ed.). London: Pitman Publishing, 1998.

PIRES, R. Qualidade. Lisboa: Edições Sílabo, 1993.

Porter, M. E. Competitive Advantage: Creation and Sustaining Superior Performance. New York: Free Press, 1985.

PRYOR, R.; BRIGHT, J. The chaos theory of careers. New York: Routledge, 2011.

SAVICKAS, M.; LENT, R. Convergence in Career Development Theories implications for Science and Practice. Palo Alto, CA: CPP Books, 1994.

SAVICKAS, M.; NOTA, L.; ROSSIER, J.; DAUWALDER, J-P.; DUARTE, M. E.; GUICHARD, J.; et al. Life designing: A paradigm for career construction in the 21st Century. Journal of Vocational Behavior, 75(3), pp. 239-250, 2009.

SAVICKAS, M.; WALSH, W. Handbook of Career Counseling Theory and Pratice. Palo Alto: Davies-Black Publishing, 1996.

SCHRODER, H. Managerial Competence: The Key to Excellence. Kendall, Hunt: Iowa, 1989.

SCHEIN, E. H. Career dynamics. Reading, Ma.: Addison-Wesley, 1978.

SPENCER, L.; SPENCER, S. Competence at Work Models for Superior Performance. United States: Jonh Wiley & Sons, Inc, 1993.

SULEMAN, F.; LOPES, H.Estratégias Empresariais e Competências-Chave. Lisboa: Observatório do Emprego e Formação Profissional, 2000.

SULLIVAN, S.; ARTHUR, M. The evolution of the boundary less career concept: Examining physical and psychological mobility. Journal of Vocational Behavior, 69(1), pp. 19-29, 2006.

SUPER, D. The psychology of careers. New York: Harper & Row, 1957.

SUPER, D. Perspectives and the meaning and value of work. San Francisco: Jossey-Bass, 1984.

Super, D.; Knasel, E. Career development in adulthood: Some theoretical problems and a possible solution. British Journal of Guidance & Counselling, 9(2), pp. 194-201, 1981.

THOMPSON, J. E.; STUART, R.; LINDSAY, P. The competence of top teams members - a framework for successful performance. Journal of Managerial Psychology, 11(3), pp. 48-66, 1996.

URÍA, F. El Outplacement: El éxito en la búsqueda de un nuevo empleo. Madrid: Ediciones Pirámides, 1995.

YOUNG, R.; VALACH, L. Interpretation and action in career counseling. In: SAVICKAS, M. L.; WALSH, W. B. (eds.) Handbook of career counseling theory and practice. Davies-Black, Palo Alto: CA, 1996, pp.361-375.