Público versus privado: a questão da qualidade na prestação de serviços

Catharina Marinho Meirelles, Julio Carlos Figueiredo

Resumo


Este texto é resultado de estudo sobre a questão da qualidade na prestação de serviços nos órgãos públicos. Busca-se, através do mesmo, confrontar o discurso difundido na sociedade em geral, de que tal prestação seria lenta e descompromissada em contraposição a que ocorre na iniciativa privada, que seria rápida e eficiente. Neste artigo defende-se que o discurso de desqualificação é uma opção político-ideológica que visava o desmonte e o sucateamento dos serviços públicos que viabilizaram a reforma do Estado alinhada ao projeto neoliberal, na década de 90, no Brasil. Os referenciais teóricos abordados relacionam-se ao tema da participação e aos elementos centrais da questão da qualidade. Tais referenciais serviram de base para a experiência de intervenção em projetos sobre prestação de serviços desenvolvidos na Universidade Federal Fluminense (UFF). São comparados os dados obtidos, até o presente, em pesquisas realizadas com usuários dos serviços de duas unidades da UFF com os dados apresentados pela Fundação PROCON de São Paulo sobre as prestações de serviços realizadas por empresas privadas. Os resultados até agora obtidos indicam que as dificuldades encontradas na prestação de serviços na UFF não diferem, fundamentalmente, das encontradas na iniciativa privada.


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